TOMATUBIKERS

Associação Horas Alegres

A associação Horas Alegres, nasceu da necessidade de dar uma resposta à busca de uma continuidade ao trabalho da extinta Escola de BTT de Famalicão. Quando colocados perante a realidade do fim da escola e da vontade de continuar a competir por parte de alguns dos jovens atletas que por ela competiam, levou a que um grupo de entusiastas do BTT se unissem no sentido de lhes poder dar as condições para que esse seu sonho não acabasse e pudessem continuar a competir no BTT.

Foi objetivo desde o início criar condições para que estes jovens pudessem continuar a usufruir de todas as condições para levar o seu sonho à avante. Para isso foi criada a associação e o grupo Tomatubikers.

O objetivo principal da associação não é a busca por resultados, mas sim o de poder oferecer a estes jovens, as condições essenciais para praticar um desporto de que gostam, acompanhados por profissionais responsáveis que os ajudarão não só na preparação física, psíquica e desportiva para enfrentar as competições, mas acima de tudo e por intermédio do desporto ajudá-los a tornarem-se melhores adultos.

O desporto quando encarado de uma forma saudável e responsável, desenvolve nos jovens o espírito de responsabilidade, de convivência, respeito e capacidade de trabalhar em equipa, ferramentas que se tornam essenciais na vida de qualquer adulto responsável e ativo na sociedade atual. Por isso associação Horas Alegres espera ter o seu papel ativo no crescimento destes jovens, acompanhando-os e ajudando-os a atingir os seus objetivos e sonhos.

A associação Horas Alegres é uma muito jovem associação, criada por pais e amigos destes jovens, e que partilham em comum o gosto pelas atividades ao ar livre e em particular pelo BTT. Esta associação está ainda em processo de formação e consolidação, a procurar aos poucos conseguir juntar todas as condições necessárias para que nada falte a estes jovens, tendo para isso já conseguido o concurso de um jovem e competitivo treinador que já começou a trabalhar com os atletas. Uma carrinha para o transporte dos jovens e respetivo material para as provas, bem como o apoio fundamental e super profissional de uma já “instituição” no nosso conselho no que respeita ao ciclismo que é a FAMABIKE – casa das bicicletas de Famalicão, entre outros apoios para os equipamentos, deslocações, alimentação, etc..

Não é para já objetivo da associação crescer para além daquilo que é capaz de suportar quer economicamente, quer materialmente, daí neste momento a equipa de jovens a competir se limitar a cinco jovens; 4 rapazes e 1 rapariga. No futuro se as condições se proporcionarem poderá eventualmente crescer um pouco e aceitar mais jovens.

A associação Horas Alegres, não se limita apenas aos jovens, mas também a uma equipa composta por adultos cujo objetivo neste ano é para além de dar todo o apoio possível aos jovens da equipa, entrarão em algumas provas do XCO, Maratonas e outras provas, não num sentido competitivo, ou seja, não em busca de resultados de destaque, mas sim com o objetivo de se divertirem e conviverem a praticar um desporto com o qual se identificam.

A associação Horas Alegres e os seus atletas tem como é óbvio grandes sonhos e aspirações, no entanto, estão conscientes da realidade e conjuntura em que foi criada, está consciente da sua juventude e mesmo da sua pouca experiência, mas mesmo apesar disso, pode prometer, empenho, trabalho e esforço a fazer com que nada falte aos seus atletas para que estes possam crescer como jovens e adultos responsáveis e se tal for conseguido, mais tarde ou mais cedo os resultados aparecerão.